Abdome total

A ultrassonografia de abdome total é um exame de imagem seguro e não-invasivo. Esse teste permite ao médico visualizar alterações e patologias que acometem órgãos e estruturas abdominais. Para o exame, é usado um aparelho de ultrassom, com ondas sonoras de alta frequência que geram imagens detalhadas da região do abdome. Por sua rapidez e segurança, o ultrassom de abdome total é amplamente usado em situações de emergência. O exame avalia órgãos como rins, vesícula biliar, bexiga, fígado e pâncreas. Além disso, pode investigar veias e artérias abdominais. Por esse motivo, o médico pode solicitar o ultrassom de abdome total quando há suspeita de: acúmulo de líquido ou secreção na região do abdome; alteração no tamanho e estruturas dos órgãos; aneurisma da aorta abdominal; divertículos na bexiga; distensão abdominal; pólipos na vesícula; cálculo renal; cálculo biliar; pancreatite; tumores; cistos.

Abdome superior

Avalia órgãos, veias e artérias vitais localizados na parte superior do abdômen, como pâncreas, baço, fígado, vesícula, vias biliares, veia cava inferior e artéria aorta. Pode auxiliar no diagnóstico de doenças como esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado), cirrose, pancreatite, pedras e pólipos na vesícula, aterosclerose e aneurismas na aorta. Além disso, também é capaz de detectar concentrações incomuns de líquidos no abdômen, alteração de tamanho e formato dos órgãos, inflamações, lesões e tumores/cistos no geral. 

Aparelho urinário

Utilizado para a avaliação e o diagnóstico de alterações no aparelho urinário, formado pelos rins, ureteres, uretra e bexiga. Essas condições podem resultar de malformações anatômicas, refluxos, presença de cálculos ou tumores. Algumas das principais condições e alterações que o exame pode identificar são: Infecção urinária; Alterações na parede da bexiga; Alterações no tamanho ou estrutura renal; Identificar pedras, cistos ou obstruções nos rins; Cálculos renais, também conhecidos como pedra nos rins; Insuficiência renal; Doença policística renal (excesso de cistos); Órgãos reduzidos. 

Pélvica

Exame de diagnóstico não invasivo, seguro e indolor que produz imagens que permitem avaliar órgãos e estruturas da pelve. Nas mulheres, a ultrassonografia pélvica é usada para visualizar: Útero; Colo uterino; Tubas uterinas; Ovários; Útero; Bexiga. Nos homens, é possível visualizar: Bexiga; Próstata; Vesículas seminais. É frequentemente usado para avaliar os sistemas reprodutivo e urinário. A captura das imagens não expõe o paciente à radiação ionizante.

Transvaginal

O ultrassom transvaginal é um exame de imagem não invasivo, capaz de avaliar o canal vaginal, colo do útero, útero, trompas de Falópio e os ovários da mulher. As imagens fornecidas pelo exame são de extrema qualidade, o que possibilita observar irregularidades presentes nesses órgãos. A avaliação serve para diagnosticar possíveis cistos, infecções, gravidez ectópica e câncer, que podem se tornar casos graves se não diagnosticados previamente. Já durante a gravidez, o exame pode identificar sinais de aborto, acompanhar os batimentos cardíacos do feto, examinar a saúde da placenta e identificar irregularidades na vagina.

Próstata

O ultrassom, ou ultrassonografia, é uma técnica de diagnóstico por imagem que utiliza ondas sonoras de alta frequência para criar imagens em tempo real dos órgãos e estruturas internas do corpo. Essa ferramenta médica permite aos profissionais de saúde observar com precisão o funcionamento e a morfologia de diferentes partes do corpo. Assim, é possível auxiliar no diagnóstico de diversas condições médicas. Quando se trata do ultrassom da próstata, essa técnica específica é empregada para avaliar a glândula prostática. Ele fornece imagens detalhadas que ajudam no diagnóstico e acompanhamento de doenças prostáticas, com foco especial na detecção precoce do câncer de próstata. É um procedimento não invasivo e seguro, que não envolve a exposição à radiação ionizante, tornando-o uma escolha ideal para o acompanhamento da saúde da próstata.

Obstétrico 

A ultrassonografia obstétrica é composta por ultrassom fetal, antes do nascimento. É considerado um dos exames mais importante da gestação, porque permite observar possíveis malformações, além de acompanhar periodicamente o desenvolvimento fetal.

Obstétrico Gemelar 

É um exame que pode ser feito em qualquer período da gestação, para investigar idade gestacional, sexo e peso de cada feto, localização da placenta e avaliação do líquido amniótico.